Carregando...

Notícias

Notícia

Ponto digital ou Relógio de Ponto Eletrônico (REP): por que modernizar a empresa?

O controle de ponto é uma exigência para empresas com mais de 20 colaboradores, de acordo com a Lei nº 13.874 e quando não é bem feito, ele pode trazer inúmeros problemas e processos trabalhistas para as organizações ...

O controle de ponto é uma exigência para empresas com mais de 20 colaboradores, de acordo com a Lei nº 13.874 e quando não é bem feito, ele pode trazer inúmeros problemas e processos trabalhistas para as organizações, por isso, é importante ficar atento para as opções de controle de ponto disponíveis no mercado e entender suas principais diferenças.

Tendo isso em vista, adotar tecnologias que otimizem a rotina de uma equipe e que diminuam a quantidade de pessoas envolvidas em processos burocráticos pode ser o passo fundamental para focar no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Quando falamos de batida de ponto, temos de um lado, o sistema físico que normalmente fica alocado na empresa, no qual os colaboradores registram as entradas e saídas do trabalho por meio de biometria ou cartão ponto manualmente. Do outro, o sistema de ponto digital, alternativa em que a empresa consegue disponibilizar diferentes formas de registro de ponto automatizado para os colaboradores.

Relógio de Ponto Eletrônico (REP)

O relógio de ponto tradicional pode parecer a opção mais fácil e barata, mas não é bem assim. O valor para adquirir uma máquina de ponto eletrônico pode variar bastante: os mais básicos vão de R$300 a R$800, enquanto os mais avançados podem ultrapassar o valor de R $2.000. Além do custo de implantação, existem gastos com manutenção, compra de bobinas térmicas para emissão dos comprovantes e o possível pagamento de horas extras para os colaboradores, já que o processamento manual dos dados e a burocracia na hora do fechamento das folhas de pagamento são bem demorados.

Diferente do relógio digital, que permite que as informações de jornada sejam extraídas diretamente do equipamento de forma automatizada, o REP só funciona manualmente. Outro ponto é que essa ferramenta não permite o registro de ponto remoto, logo, esse serviço não atende o controle de jornada de empresas que possuem equipes em home office.

Ponto Digital: como funciona?

O controle de ponto online, ou digital, é a opção mais completa para empresas que precisam de um sistema que contemple todas as necessidades do RH e DP. Ao contrário da máquina de ponto eletrônico, o sistema de ponto online não tem custos de implantação ou de manutenção, pois cada funcionário usa seu próprio smartphone ou computador/tablet fornecidos pela empresa.

Além do custo reduzido, com o sistema online, a empresa consegue disponibilizar diferentes formas de registro de ponto para os colaboradores de onde eles estiverem, agrupar informações de jornada de trabalho na nuvem, extrair as informações em poucos cliques para fechamento de ponto e cálculo de folha de pagamento, além de evitar problemas com processos trabalhistas, uma vez que esse tipo de sistema está 100% de acordo com a Portaria 671 do MTE. Além disso, o sistema é totalmente transparente, permitindo que o colaborador, gestor ou RH acompanhem faltas, horas extras e desvios de jornada em tempo real, sem que isso se torne uma bola de neve no fim do mês. O colaborador também pode enviar documentos, como atestados médicos, de forma automatizada por meio da plataforma digital: basta fotografar o documento e enviá-lo para o setor de RH fazer o processamento por meio do próprio sistema.

Automação da Rotina

O ponto online garante que a rotina do RH e Departamento Pessoal seja mais automatizada, por exemplo: todos os pontos ficam salvos na nuvem, sem a necessidade de papéis impressos. Ou seja, todos os comprovantes são organizados e armazenados de forma automática, sem burocracia. Isso permite que o profissional da área gaste menos tempo com tarefas burocráticas, tornando o setor mais estratégico.

Antifraude

A ferramenta de controle de ponto garante a autenticidade dos pontos registrados através de 2 tecnologias: o QR Ponto e o Reconhecimento Facial. Com elas é possível criar etapas de autenticação do ponto marcado e garantir, assim, que cada colaborador está realizando o seu registro de jornada corretamente.

Cartão Ponto Digital

Com o ponto online, os colaboradores podem bater o ponto de onde estiverem no celular, tablet ou computador, o que gera autonomia e estimula a responsabilidade dos funcionários em relação a sua jornada.

Depois de entender os benefícios que a tecnologia pode trazer para uma empresa, o próximo passo é conhecer melhor as ferramentas disponíveis.

Por Silvana Fernandes, Gerente de RH na Pontomais